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De volta ao formato presencial, Rede Show Secovi-SP é sucesso de público e de conteúdo

Realizado em novembro de 2023, o Rede Show Secovi-SP foi sucesso de público e de conteúdo. O encontro reuniu um time de especialistas, que debateu temas do mercado imobiliário, com direcionamento ao segmento de comercialização de unidades de terceiros e locação de imóveis. Na abertura, Rodrigo Luna, presidente do Secovi-SP, destacou a importância da atuação das imobiliárias e de seus corretores para concretização do “sonho” da casa própria. Ricardo Paixão Barbosa, diretor de Intermediação Imobiliária do Secovi-SP, falou sobre as mudanças que estão ocorrendo no mercado e como as empresas e os profissionais estão se adaptando a uma nova realidade.

Panorama político-econômico



Participaram do painel “Fatos e negócios”, Ana Paula Vescovi, economista-chefe do Banco Santander, que traçou um panorama do cenário político-econômico atual; e Cyro Naufel Filho, diretor institucional da imobiliária Lopes, que falou sobre os fatos que podem determinar o fechamento – ou não – de um negócio imobiliário. Para entender o que é marketplace e como ele flerta com o mercado de compra, venda e locação de imóveis, Ricardo Paixão Barbosa, diretor da vice-presidência de Intermediação Imobiliária do Secovi-SP, coordenou o painel com Thaís Galli, vice-presidente de Marketplace do Quinto Andar, e Marcus Anselmo, cofundador da Terracotta Ventures.



Marketplaces e esteiras



Ele destacou, ainda, que a compra e venda de um imóvel requer “o calor da proximidade entre imobiliária e cliente”. A capacidade de o marketplace agregar serviços e deixar a venda mais fluida foi destacada por Thaís Galli, do Quinto Andar. Ela explicou que esse tipo de mercado requer a criação de um ambiente adequado para a interação entre compradores e vendedores. Marcus Anselmo, cofundador da Terracotta Ventures, disse que o setor imobiliário é denso, demora a usar tecnologia em seus negócios, e que o primeiro desafio é garantir a convivência entre as inúmeras redes imobiliárias que surgirem. “Tecnologia é caro e não recomendo que as empresas desenvolvam suas bases tecnológicas. Usem plataformas, como as redes. Mas é bom lembrar que tudo aquilo que tem baixo valor agregado, leva ao achatamento de preço”, avaliou Anselmo. “Portais, empresas de CRM e até mesmo imobiliárias digitais caminham rapidamente para entrar na transação imobiliária, por meio da gestão de esteiras de negócios”, destacou Guilherme de Barros Monteiro Ribeiro, que coordenou o painel sobre esteiras de negócios, com a participação de Willian Vicentini, gerente Comercial do ZAP+, e Vinicius Queiroz, head de parcerias Porto Seguro Bank.



Assuntos legislativos



Sob a coordenação de Rodrigo Falcão Vaz, coordenador do GT de Legislação da diretoria de Intermediação Imobiliária do Secovi-SP, o painel “Leis atuais, leis necessárias e diálogos imprescindíveis” motivou o debate sobre recentes projetos de leis que têm impactado a atividade. Os advogados Moira Toledo, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP; e Olivar Lorena Vitale Junior, fundador e diretor Institucional do Instituto de Brasileiro de Direito Imobiliário (Ibradim), falaram sobre o princípio da concentração dos atos na matrícula (Lei 13.097/2015), o impacto da LGPD nos processos de captação de imóveis e clientes e, ainda, sobre a regulamentação da atividade do corretor.



Transformação digital e leads



Em painel coordenado por Roseli Hernandes, coordenadora de Qualificação e Eventos da diretoria de Intermediação Imobiliária do Secovi-SP, Gustavo Reis, diretor de marketing e growth da ClickBus, deu várias dicas para que empresários e profissionais das imobiliárias estejam sintonizados e conectados com o que há de mais importante e necessário no mundo digital para turbinar suas operações. “Como aumentar suas vendas com menos leads” foi o tema abordado pelo corretor de imóveis e especialista em inovação Guilherme Machado que, por meio de um método inovador, mostrou aos participantes do Rede Show Secovi-SP que é possível acelerar o crescimento de vendas e lucros, tendo o corretor como um agente potencializador do sucesso na imobiliária. Encerrando a programação no palco principal em alto astral, o comediante e apresentador de programas de TV, Maurício Meirelles, fez uma apresentação divertida sobre as situações que envolvem o dia a dia dos corretores de imóveis.



Arena de inovação



Dores, soluções, dicas, serviços e muita interação deram a tônica dos pitches das startups na Arena de Inovação do Rede Show Secovi-SP, espaço inédito que reuniu dezenas de empreendimentos. Entre os temas abordados, destacamos: jornada de visitação, captação de clientes, coworking, digitalização da imobiliária, gestão de dados e de leads, CRM e integrações, presença digital, antecipação de aluguel, mercado de imóveis comerciais, mindset e metaverso.